Treinamento com planilhas é algo para mim?

Praticantes de todos os níveis e de todas as modalidades podem se beneficiar com o treinamento sistematizado, planejado e bem fundamentado que compõe as planilhas. Uma grande parte de nossos alunos são pessoas que não competem recorrentemente, mas querem perceber melhoras, pedalar com mais qualidade e a certeza de que estão fazendo a coisa certa. Também temos nossos atletas que disputam provas em vários níveis, tanto no ciclismo de estrada quanto no mountain bike.

Como funciona?

Todo o processo pode ser realizado à distância, graças às ferramentas de análise e comunicação que temos disponíveis. Tudo começa com um bate-papo pelo telefone e o preenchimento de um formulário de anamnese.  Nessa etapa, são esclarecidas as expectativas e as metas do atleta. Em seguida, o treinador investiga seus treinos anteriores e determina a abordagem inicial no treinamento. A partir desse momento, as planilhas semanais serão enviadas com indicação precisa dos exercícios e testes a serem cumpridos. Os treinos são vistos e analisados por meio do Cycling Analytics, Strava e outras plataformas. Geralmente, toda a comunicação acontece via Whatsapp.

O que é preciso para registrar os treinos?

Basicamente, quanto mais dados, melhor. Portanto, para acompanhar, analisar, elaborar e prescrever o treinamento, é preciso que o atleta tenha um ciclocomputador com GPS (tipo Garmin) com uma cinta cardíaca. Com um dispositivo como este, é possível fazer uma leitura precisa do seu esforço no momento da análise dos treinos. O sensor de cadência permite uma "leitura" melhor do treinamento, fazendo com que mais aspectos sejam avaliados e considerados no treinamento. Por fim, um medidor de potência trás um amplo espectro de informações e controle, permitindo mais possibilidades para as planilhas e maior profundidade na análise da performance.

Como são as planilhas?

Uma planilha, ou programa semanal, é o arquivo que contém a orientação escrita indicando o que deve ser cumprido em cada sessão de treinos, a cada dia. Nela, há discriminado cada dia da semana, o tempo total de treino previsto para o dia e a rotina detalhada a ser cumprida na sessão. Para exemplificar, o atleta encontrará a duração e intensidade que devem ser dedicados ao aquecimento, a intensidade que deve ser mantida (em watts, bpm ou escala de esforço) em cada tiro, se houver, o intervalo de recuperação entre eles e a duração e intensidade do encerramento do treino. Em geral, nossas planilhas são muito elogiadas por serem dinâmicas, precisas, variadas, abrangentes e desafiadoras.

Os treinos são muito duros?

Os treinos são planejados conforme vários aspectos: seu condicionamento atual, sua experiência, seus objetivos , sua disponibilidade e horários, etc. Para cada fase e para cada situação, existe um balanço ideal entre treinos de baixa intensidade, moderada intensidade e alta intensidade. Portanto, há sempre a hora e a quantidade certa para os treinos duros e a hora e a quantidade certa para os treinos leves.

Tenho pouco tempo para treinar, ou treino sempre no rolo. As planilhas servem para mim?

Quanto mais apertada é a sua rotina, maior a importância de aproveitar o curto tempo disponível da melhor maneira possível. Mesmo com poucas horas semanais, é possível fazer um bom trabalho, com consistência e qualidade.

Quanto tempo preciso para perceber os benefícios do treinamento?

Depende bastante de como e quanto você vem treinando. Muitos atletas nos procuram vindos de uma rotina irregular ou em um platô de performance. Vários, inclusive, são diagnosticados já em estado de overtraining. Geralmente, esses são os que vão ser mais impactados com as nossas orientações logos nos primeiros meses, ou mesmo semanas! De toda forma, há resultados que aparecem em prazo muito curto, mas também há resultados que aparecem após vários macrociclos (temporadas) de treinamento.

O quanto eu posso melhorar com o treinamento?

É muito difícil - talvez impossível - predizer o máximo potencial de desenvolvimento de cada indivíduo. As predisposições genéticas são o mais importante, mas só podem ser convertidas em performance por meio de bom treinamento, alimentação e recuperação adequadas. A regra simples é: quanto menos treinado, mais "treinável" é o atleta. Há quem ganhe 20% de potência ao longo de um ciclo, mas há quem ganhe 5%, com a mesma qualidade no treinamento. Portanto, quanto mais tempo de treino, mais ganhos. Quanto mais ganhos, mais difícil é obter novos ganhos. Mas, por outro lado, o esporte de alto nível tem nos ensinado algo muito importante nos últimos anos: não importa o quão bom você seja ou esteja, é virtualmente sempre possível melhorar um pouquinho aqui, um pouquinho ali, e no fim obter um resultado significativo.

Eu vou ter que seguir as planilhas SEMPRE?

Não. Há fases no ciclo de treinamento em que o mais importante é subir na sua bike sem se preocupar com números, com potência, com batimentos cardíacos, velocidade, distância. Esses momentos são fundamentais para o atleta manter a motivação. O treinador não pode colocar em risco conexão que o ciclista tem com o prazer simples e puro de pedalar.

E se um dia eu não quiser mais treinar com planilhas?

Isso é perfeitamente normal. Trabalhamos majoritariamente com atletas amadores, e todos temos fases, mudanças de rotinas, de interesses e outras coisas. Compreender o atleta integralmente é parte do nosso trabalho.

Vou ser orientado a encontrar outras maneiras de melhorar minha perfomance?

Além dos treinos realizados na bike, sempre procuramos orientar estratégias complementares que auxiliam na busca pelos seus objetivos, como na recuperação e alimentação. Porém, lembre-se que a ética e a paixão pelo esporte são alguns dos pilares mais importantes da nossa atuação, portanto não indicamos nem aceitamos o uso de substâncias e/ou técnicas ilícitas, anti-esportivas ou irregulares. Acreditamos que a superação e as conquistas transparentes e merecidas valem muito mais que qualquer coisa obtida às custas de atitudes questionáveis.

Ainda tenho dúvidas! Posso entrar em contato?

Claro!  Utilize nossa seção de contato e fale conosco!

© 2021 by Gabriel Vargas Consultoria Esportiva & Coaching

  • Black Instagram Icon